Crie sua rotina de cuidados com a pele no rosto para ter a pele mais saudavel.

Uma limpeza profunda, suave e um bom cuidado com a pele ajudam a mantê-la saudável.

Os produtos de qualidade, escolhidos para atender às necessidades específicas do seu tipo e problemas de pele, podem proteger a pele do rosto contra danos causados ​​por agentes externos, como o sol, climas quentes, frios e poluição atmosférica.

Eles também ajudam a acalmar a pele irritada e vermelha, tornam-na saudável novamente e impedem o desenvolvimento de certas condições da pele.

cuidados com a pele
Cuidados com a pele do rosto

Tratamento diário para pele do rosto

Quatro etapas básicas

Um bom tratamento para a pele inclui quatro etapas básicas: limpar, tonificar, nutrir e proteger.

Limpar

A limpeza profunda é o primeiro passo a tomar para um tratamento eficaz da pele. A limpeza remove a sujeira, suor, sebo e maquiagem e prepara a pele para o próximo tratamento. 

A pele limpa é mais capaz de absorver os ingredientes ativos contidos nos produtos.

Tonificar

O tônico remove qualquer vestígio de limpador, refresca a pele e restaura seu valor natural de pH.

Nutrir

Os produtos nutritivos hidratam e regeneram a pele. Muitos também tratam problemas de pele específicos.

Proteger

O filtro solar é importante nos dias em que a pele é exposta a raios UV prejudiciais: a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. A maioria dos cremes para o dia já possui um fator FP15.

Sua rotina diária de beleza deve ocorrer duas vezes por dia — de manhã e à noite. A rotina específica varia de acordo com a hora do dia, as necessidades e condições específicas da sua pele.

Manhã

  1. Limpeza: A pele produz sebo enquanto se regenera à noite. A limpeza todas as manhãs (remove) esse sebo e garante que a pele esteja pronta para o tratamento diário.
  2. Tonificar: O Tonico remove qualquer vestígio de detergente e atualiza a pele, restaurando seu valor natural de pH.
  3. Tratamento especial (por exemplo, soros ou concentrados): esses produtos contêm uma alta concentração de ingrediente ativo e devem ser aplicados diretamente na pele recém-limpa. (Se você não estiver usando um produto especial, pule a etapa 3 e vá diretamente para a etapa 4.)
  4. Creme de dia: é o produto adequado ao seu tipo de pele que hidrata e protege o rosto. Recomenda-se usar um creme específico para a área dos olhos para proteger e nutrir a área delicada ao redor dos olhos.
  5. Protetor solar: vários cremes diários já contêm um fator de protetor solar (FP) — geralmente FP15 — mas em muitas situações sua pele precisa de um FP mais alto. A proteção solar para rosto pode ser aplicada além do creme de dia ou em seu lugar.

Noite

  1. Limpeza: A limpeza todas as noites (remove) a sujeira, suor, sebo e maquiagem. A pele fica limpa e pronta para absorver os ingredientes ativos do produto durante a noite. Para limpar e proteger a pele delicada ao redor dos olhos, um removedor específico de maquiagem dos olhos deve ser usado.
  2. Tônico: o Tônico remove qualquer vestígio de detergente e atualiza a pele, restaurando seu valor natural de pH.
  3. Tratamento especial (por exemplo, soros ou concentrados): estes produtos contêm uma alta concentração de ingrediente ativo e devem ser aplicados diretamente na pele recém-limpa. (Se você não estiver usando um produto especial, pule a etapa 3 e vá diretamente para a etapa 4.)
  4. Tratamento noturno: use um creme hidratante noturno para nutrir a pele e promover sua regeneração durante a noite. Continue com uma área dos olhos para a área delicada ao redor dos olhos.

LIMPEZA E TONIFICAÇÃO.

TUDO SOBRE LIMPEZA FACIAL E TONIFICAÇÃO

Por que limpar e tonificar?

Uma rotina de beleza eficaz para o rosto começa com uma limpeza profunda, porém suave, seguida pelo uso do tônico para:

  • Remova a sujeira, suor, sebo e maquiagem sem desidratar a pele.
  • Prepare a pele para o próximo tratamento facial. Os preciosos ingredientes contidos nos produtos faciais são absorvidos de forma mais eficaz quando aplicados à pele limpa.

A limpeza é particularmente importante para a pele com tendência a acne, pois ajuda a manter o equilíbrio natural e promove o processo regenerativo natural.

Como limpar e tonificar

Fase 1: Removedor de maquiagem dos olhos

Para remover suavemente a maquiagem dos cílios e da área delicada ao redor dos olhos. A melhor maneira de aplicar o removedor de maquiagem dos olhos é escovar suavemente a área dos olhos com um cotonete.

Fase 2: Um leite ou um gel de limpeza

Escolha um limpador adequado ao seu tipo de pele. Leite de limpeza é melhor para a pele seca. Para pele normal, mista ou oleosa, recomendo um gel de limpeza.

Fase 3: Tônico

O tônico remove todos os vestígios de detergente e refresca a pele, restaurando seu valor natural de pH. O tônico deve ser aplicado com uma bola de algodão, gentilmente passada sobre o rosto.

  • Os géis de limpeza devem ser lavados cuidadosamente com água morna. Evite usar água muito quente, especialmente em peles sensíveis, pois temperaturas extremas podem causar irritação.
  • Os leites de limpeza são aplicados e removidos com uma bola de algodão e não precisam de água. No entanto, você pode remover delicadamente o leite de limpeza com água morna, se preferir.
  • Três produtos em um oferecem uma excelente combinação de limpador, tônico e removedor de maquiagem para os olhos. Embora os melhores resultados sempre sejam alcançados, use um limpador de olhos, tônico e removedor de maquiagem separados. Os produtos de limpeza três em um devem ser aplicados esfregando delicadamente uma bola de algodão no rosto e ao redor da área dos olhos.

Leia também: 9 formas naturais para clarear axilas
Como acabar com as rugas no rosto (Receitas Caseiras)
Como clarear axila e a virilha: 3 receitas caseiras

Como escolher um limpador e tônico adequados?

Somente a água não é suficiente para limpar o rosto. É necessário usar um surfactante (um detergente que dissolva água e gorduras) que se liga à sujeira e o remove suavemente da pele.

É importante escolher produtos delicados na pele. A lavagem frequente com sabonetes normais ou surfactantes agressivos pode enfraquecer a função de barreira da pele:

  • Alterando o pH de seu estado natural levemente ácido entre 5,4 e 5,9 para um pH neutro ou até alcalino, reduzindo sua capacidade de combater bactérias.
  • Desequilíbrio das proteínas do estrato córneo (a camada mais externa da pele)
  • Remoção dos lipídios que protegem a pele (as gorduras que mantêm as células da epiderme unidas).

Quando a função de barreira é enfraquecida, sua sensibilidade aumenta e é mais propensa a secura e irritação.

Sabonete

Escolha um limpador que:

  • seja gentil com a pele e não a desidrate
  • foi formulado para o seu tipo e problema de pele específico
  • foi exaustivamente testado e é idealmente compatível com peles sensíveis

Ao escolher entre um leite e um gel, a regra geral é que, quanto mais seca a pele, mais você deve preferir um leite de limpeza. Deixa os lipídios da pele intactos e, mantém-na em equilíbrio. Os géis de limpeza são ideais para limpar a pele normal e mista.

Produtos recomendados:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.