Como fazer meu próprio shampoo anti-caspa? Como acabar com as caspas de forma simples e sem gastar muito?

Há uma variedade de remédios naturais que podem ajudar a lidar com problemas no couro cabeludo, mas alguns deles podem até ser encontrados na sua cozinha. 

Esses remédios caseiros simples incluem bicarbonato de sódio, limão, alho e sal.

Resolver essas doenças de pele pode ser muito difícil e embaraçoso, mas existem remédios naturais disponíveis para corrigir problemas no couro cabeludo e evitar que a caspa caia sobre seus ombros.

shampoo anti-caspa

O que causa a caspa?

Existem muitas causas para a caspa, incluindo higiene precária, estresse e dieta inadequada. Embora seja verdade que existem vários outros fatores que podem causar a caspa, é importante observar que a verdadeira causa da caspa é um fungo semelhante a uma levedura, chamado Malassezia globosa. Esses fungos vivem alimentando-se da gordura da pele do couro cabeludo.

A bactéria Malassezia usa uma enzima chamada lipase para metabolizar o óleo que consomem, penetrando no couro cabeludo para produzir um subproduto chamado ácido oleico, que produz a caspa.

Leia também; Como alisar o cabelo naturalmente (9 maneiras naturais)
Como fazer o cabelo crescer mais rapido em casa
Como acabar com a queda dos cabelos
Shampoo para Cabelo Crescer Rápido (+Dicas)

 As possíveis condições subjacentes que podem causar essa caspa incluem:

  1. Condições de pele – certas doenças de pele, como dermatite seborreica, eczema e psoríase, aumentam o risco de caspa.
  2. Condições neurológicas – pessoas com doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, mostraram ser mais suscetíveis à caspa.
  3. Irritação de produtos capilares – os produtos capilares disponíveis no mercado contêm uma série de produtos químicos que podem irritar o couro cabeludo e causar irritação, coceira e detritos.
  4. Maus hábitos alimentares – Se você não comer alimentos ricos em zinco e vitaminas B em quantidade suficiente, pode desenvolver caspa.
  5. Idade – Embora qualquer pessoa possa desenvolver caspa a qualquer momento, é mais prevalente em adultos jovens e pessoas de meia-idade.
  6. Clima – O clima frio do inverno pode promover o crescimento de fungos semelhantes a leveduras que causam caspa.
  7. Hormônios – as alterações hormonais podem afetar a produção natural de sebo do couro cabeludo. Pessoas com desequilíbrio hormonal têm maior probabilidade de desenvolver caspa.

Como fazer seu próprio shampoo anti-caspa

O ingrediente mais importante de que você precisa para fazer um shampoo anti-caspa caseiro eficaz é a aspirina. 

A aspirina contém ácido salicílico, que é o ingrediente ativo da maioria dos xampus medicinais. O ácido salicílico ajuda a reduzir os resíduos, solta as células mortas da pele e aumenta a probabilidade de elas saírem do couro cabeludo.

Fazer um xampu caseiro para caspa é rápido e fácil. Esmague dois comprimidos de aspirina e esmague-os até formar um pó fino. Em seguida, adicione-o à quantidade de xampu orgânico que você usa toda vez que lava o cabelo.

Aplique essa mistura no cabelo, massageie e deixe descansar por 1 minuto, depois enxágue bem o cabelo. Então, desta vez eu lavo meu cabelo novamente usando apenas shampoo orgânico.

Tratamento natural da caspa que foi experimentado e testado

Se você deseja se livrar da caspa de uma forma segura e natural, experimente alguns dos remédios caseiros eficazes já testados e comprovados abaixo.

  • Vinagre de cidra de maçã (vinagre de cidra de maçã fermentado naturalmente) – Para usar o vinagre de cidra de maçã como remédio, dilua 1/4 xícara de vinagre de maçã com 1/4 de xícara de água. Coloque esta solução em um borrifador, borrife no cabelo e no couro cabeludo e envolva o cabelo em uma toalha. Espere de 15 minutos a uma hora e enxágue o cabelo.

Realizar esses métodos duas vezes por semana pode ajudar a controlar a caspa, evitando o crescimento excessivo de fermento no couro cabeludo.

  • Óleo de coco – massageie toda a cabeça aplicando de 3 a 5 colheres de sopa de óleo de coco no couro cabeludo e, em seguida, tome um banho após uma hora. Esses tratamentos não apenas ajudam a se livrar da caspa, mas também dão ao seu cabelo um cheiro agradável. Você também pode obter melhores resultados misturando óleo de coco com óleo de limão ou cânfora.

Outros óleos essenciais que você pode usar para se livrar da caspa incluem óleo de hortelã-pimenta, óleo de eucalipto, óleo de lavanda, óleo de patchouli e óleo de capim-limão. 

A maioria desses óleos essenciais são ricos em propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir os fungos e a inflamação do couro cabeludo.

Outros remédios naturais para caspa que você deve tentar

Vinagre, coco e óleos essenciais não são a única maneira natural de curar a caspa. Além disso, aqui estão alguns outros remédios caseiros que você pode tentar.

  • Alho – o alho é conhecido como um remédio antifúngico natural. O alho pode eliminar a caspa com eficácia, simplesmente removendo o bolor parecido com o fermento que causa a caspa. Esmague um dente de alho, coloque-o no couro cabeludo e esfregue suavemente. Se você quiser se livrar do cheiro venenoso que ficou em seu cabelo, pode misturá-lo com alho e mel.
  • Bicarbonato de sódio – o bicarbonato de sódio é um remédio barato e eficaz para a caspa que você pode encontrar facilmente em sua cozinha. O bicarbonato de sódio não apenas reduz o fungo no couro cabeludo, mas também torna o cabelo mais macio. Depois de mergulhar o cabelo na água, aplique uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio no couro cabeludo como se estivesse massageando e enxágue bem o cabelo com água.
  • Aloe Vera – Aplicar aloe vera fresco no couro cabeludo e esfregá-lo levemente pode reduzir a irritação. Isso ocorre porque o aloe vera tem um efeito refrescante que alivia a coceira causada pela caspa.
  • Limão – A acidez do limão equilibra a acidez do couro cabeludo, inibindo assim o crescimento de fungos como o fermento. Aplique 2 colheres de sopa de suco de limão puro no couro cabeludo e enxágue o cabelo. Para melhores resultados, misture 1 colher de chá de suco de limão e um copo de água novamente para lavar o cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.