Babosa benefícios: neste artigo você vai descobrir tudo sobre a babosa desde benefícios até como cultivar.

A babosa sempre foi um dos remédios fitoterápicos mais utilizados pelas muitas virtudes e propriedades benéficas.

Perfeito como um coagulante anti-inflamatório, cicatrizante e natural, sua eficácia agora também é confirmada por várias pesquisas científicas.

Vamos descobrir os benefícios, possíveis usos, receitas e contra-indicações neste guia dedicado a ele.

Conhecida desde os tempos antigos por suas muitas virtudes, a babosa é uma planta oficial originária da América do Sul, em particular a República Dominicana, que pode ser cultivada em quase todas as latitudes do mundo, uma vez que também se adapta facilmente a climas secos, úmidos ou frios.

É uma planta suculenta, com folhas carnudas com um tufo, 40 – 60 cm de comprimento e equipada com espinhos ao longo dos lados. Se durante o ano sua aparência permanece praticamente inalterada, na primavera a planta produz uma grande flor vermelha que floresce bem no centro da folhagem.

2 componentes preciosos são extraídos das folhas da babosa:

  • Um suco espesso e concentrado com inúmeras propriedades terapêuticas principalmente para uso interno.
  • Um gel para uso externo.
Babosa benefícios, propriedades, usos e contra-indicações
Babosa benefícios, propriedades, usos e contra-indicações

Cultivo da babosa

O cultivo da babosa é viável diretamente em vasos no jardim ou no terraço. Sendo uma planta extremamente adaptável e resistente, não requer cuidados ou habilidades especiais. Se você deseja cultivar uma planta da babosa em casa, preste atenção às seguintes informações:

  • Requer muita luz
  • não tolera temperaturas muito baixas.
  • Recomenda-se o uso de fertilizantes ricos em potássio
  • requer pouca água, especialmente durante o inverno
  • deve ser repovoado na primavera, entre março e abril.

Gel da babosa: propriedades e usos

A babosa é encontrado na forma de gel, obtido da parte central das folhas, incolor e transparente, indicado puro ou como ingrediente para uso externo. É uma substância viscosa particularmente rica em mucilagem, proteínas, lipídios, enzimas, saponinas, vitaminas e minerais.

Por esse motivo, possui efeitos antienvelhecimento que o tornam perfeito para o cuidado da pele seca e como um regenerador e pós-sol.

Possui propriedades curativas conhecidas que o tornam útil para uso externo, nos casos de queimaduras solares, abrasões, contusões e feridas. Também é eficaz para acelerar a cicatrização de lesões de pele.

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, imunoestimulantes e anestésicas, o gel é usado para estimular a regeneração da pele e prevenir infecções em caso de queimaduras.

Diluído em água, é oferecido comercialmente como suco de aloe, mas, em essência, é sempre gel, para uso interno. O suco de aloe é oferecido como um suplemento multivitamínico, hidratante e mineralizante natural, além de antitumoral, embora essa capacidade não tenha sido comprovada cientificamente.

Na realidade, também existe um suco de aloe real, obtido a partir da casca verde externa das folhas. É um líquido viscoso e amarelado que deve ser usado como purgativo em doses muito baixas devido à presença de moléculas altamente laxantes.

Por seus efeitos colaterais (cólicas e dores abdominais, diarreia) de laxante forte, fazer você mesmo não é recomendado!

Leia também: Como aumentar os cilios e suas sobrancelhas de forma NATURAL
Como acabar com as rugas no rosto (Receitas Caseiras)
Como fazer o cabelo crescer mais rapido em casa

Babosa benefícios para a saúde.

A babosa também é usado como xarope e é altamente nutritivo à presença de proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais.

Como um produto cosmético e medicinal, fortalece e reativa as defesas imunológicas, graças à presença de um mucopolissacarídeo como o acemannan que, ao estimular as células de macrófagos, ou seja, glóbulos brancos, ajuda a destruir bactérias, células cancerígenas e outros patógenos.

Aqui estão algumas das propriedades benéficas mais conhecidas da babosa:

  • Desintoxicante e purificante, especialmente se consumido como bebida.
  • Anti-inflamatório, útil no tratamento de doenças como osteoartrite e artrite reumatoide.
  • Analgésico, antipirético e analgésico, pois estimula a produção de endorfinas.
  • Cicatrização e coagulação.
  • Hidratante para a pele.

A babosa também atua como um antibiótico natural no organismo porque é capaz de combater inúmeras infecções (incluindo as de origem fúngica), graças à sua capacidade bactericida.

Babosa contra-indicações

Contemplando as muitas virtudes da babosa, alguém poderia pensar que a natureza nos deu uma espécie de planta milagrosa, mas também atenção aos possíveis efeitos colaterais. Antes de tomar o suco desta planta, você deve saber que:

  • Pode ter efeitos irritantes na mucosa intestinal
  • em caso de ingestão em doses diferentes das muito baixas prescritas, também ataques de diarreia, dor abdominal, náusea e vômito.
  • Os produtos no mercado não contêm aloína precisamente para evitar esse risco presente, em especial na ingestão do suco, enquanto ele não é detectado no uso externo do gel.
  • A babosa para uso interno não é recomendado pelo mesmo motivo em caso de gravidez.
  • Em alguns casos, o aloe pode interferir na ação de alguns medicamentos. Pode causar problemas na coagulação do sangue se você o ingerir na forma de comprimidos ou suco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.